Benefícios do Veganismo

São vários os benefícios testados e comprovados de uma dieta vegan para a saúde do ser humano.

Um vegan não consome qualquer produto de origem animal. Isto engloba alimentos, roupa, artigos cosméticos, mobiliário, etc.

O que vamos abordar neste artigo são os benefícios para a sua saúde e para o meio ambiente que o rodeia.

Quais são os benefícios?

Bem, vamos enumerar alguns deles:

  • Previne doenças crónicas devido ao baixo uso de gorduras saturadas;
  • Ajuda no controlo da diabetes, pressão arterial e colesterol;
  • Reduz o risco de aparecimento de cancro, por ser uma dieta muito rica em fibra, carotenoides, flavonas, betacarotenos e indóis;
  • Previne doenças cardiovasculares, devido ao menor consumo de LDL (mau colesterol);
  • Por ser uma dieta rica em antioxidantes terá menos probabilidade de ter doenças degenerativas nervosas como o Alzheimer e o Parkinson;
  • Os vegans tem uma esperança média de vida maior que os omnívoros. A Escola de Medicina da Universidade de Havard indica ainda que reduz o risco de morte prematura em 34%;
  • Menos intolerâncias alimentares, muito associadas ao consumo de lacticínios e carnes.

Mas maior que o impacto que esta dieta fará na sua saúde, está o impacto que irá ter no ambiente que o rodeia.

Quer reduzir o seu impacto ambiental no Planeta? Tem consciência da sua pegada ecológica? Tem consciência que o consumo de carnes pode estar na origem de diversas doenças que assolam o nosso planeta, como a pandemia que vivemos nos dias de hoje?

Uma pesquisa da Universidade de Oxford descobriu que o corte de carne e produtos lácteos da sua dieta pode reduzir a pegada ecológica de uma pessoa até 73%.

A indústria animal gera impactos no meio ambiente, como a destruição de grandes áreas de floresta para criação de pastos.

A maioria dos grãos plantados no Mundo visão a produção de ração para animais. A ONU afirma que milhares de pessoas morrem de fome por dia no mundo. Alguns estudos afirmam que esses mesmos grãos erradicariam toda a fome mundial.

Um relatório das nações unidas de 2006 afirma que a produção de comida de base animal é responsável por 18% dos gases de efeito estufa. O principal responsável destes números é o metano, expelido principalmente em gases intestinais dos animais para consumo. Pois é verdade.

Três anos mais tarde, em 2009, o Worldwatch Institute apresentou um relatório que diz que estes números podem subir à taxa de 51%, se levarmos em consideração todo o ciclo de vida e cadeia de mantimentos da indústria animal.

Em 2014, a revista Climate Change publicou um estudo que comparou as pegadas de carbono de consumidores de carne, vegetarianos, e vegans. Descobriram que, em média, quem consome mais de 100g por dia, ou seja, a maioria dos adultos dos EUA, produzem 7,26kg de poluição de dióxido de carbono por dia, quem consome menos de 50g produz 4,67kg, vegetarianos produzem 3,85kg, e vegans apenas 2,94kg por dia.

Sim, é possível ter uma sociedade mais ética. Existem alternativas na alimentação e vestuário que não causam sofrimento animal.

Seja ecologicamente activo, faça a sua parte.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta